Biografia de Miguel Claro



MiguelCC_1801-net
EN | PT Miguel Claro nasceu em 1977 no norte de Portugal, vive actualmente em Lisboa, é fotógrafo profissional, autor e comunicador de divulgação científica, promovendo a temática da Astronomia através de palestras públicas, sessões guiadas de observação do céu nocturno, artigos, exposições de fotografia, workshops e cursos de astrofotografia. Ao longo dos últimos 10 anos especializou-se na astrofotografia de paisagem ou skyscapes, um conceito que visa a “união” entre o Céu e a Terra valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico, e abordando de forma educativa e científica o Universo, que repleto de estrelas, passa despercebido à maioria das pessoas. É o astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva – o primeiro destino do mundo certificado como “Starlight Tourism Destination”, localizado ao largo do grande lago Alqueva.  É Foto Embaixador do ESO – European Southern Observatory – (ESO Gallery by M.Claro), colaborador do site americano Space.com e membro fotógrafo do TWAN (The World at Night) representando Portugal (TWAN gallery by MClaro). É júri presidente do concurso internacional de fotografia nocturna “Photo Nightscape Award – PNA”, que se realiza anualmente em Paris. Já foi conferencista em duas edições TEDx realizadas em Lisboa e Caldas da Rainha, e no CEDIC´17 “Central European Deepsky Imaging Conference” na Áustria. Colabora regularmente com a revista National Geographic Portugal, Astronomy magazine (EUA), Astronomy Now (Reino Unido) e Ciel et Espace (France).
 
Membro do projecto de formação Primeira Luz, referência nacional no domínio do ensino da fotografia de Paisagem Natural e Astrofotografia, lidera workshops privados e em grupo, cursos e passeios fotográficos de norte a sul do país e no estrangeiro. É autor de dois livros, “Astrofotografia – Imagens à luz das estrelas” e “Dark Sky Alqueva – O Destino das Estrelas / A Star Destination“, da editora Centro Atlântico. As suas imagens estão disponíveis para venda directamente neste website na Loja de Impressão “Fine Art Prints”, e ainda através da agência de imagens Science Photo Library (UK) e Gallery Astro (França). Veja a declaração de direitos de autor: clique aqui.

Protagonista de um artigo distinguido como “Best Edit” na National Geographic, foi vencedor do “Insight Investment Astronomy Photographer of the Year People’s Choice Award 2019” e já teve 3 nomeações para “Astronomy Photographer of the Year” pelo Royal Observatory of Greenwich, no Reino Unido. Foi um dos vencedores do “International Earth and Sky Photo Contest – 2011”. Em 2017, foi o overall winner do concurso português de astrofotografia do OAPB.
 
As suas imagens têm percorrido o mundo e sido publicadas em livros, jornais e nas mais prestigiadas revistas internacionais da especialidade. Em Portugal, o autor já publicou em edições como o jornal Público, Visão, Super Interessante, Quero Saber, O Mundo da Fotografia Digital e a National Geographic Portugal, assim como em diversos jornais de referência como o Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Expresso, nas estações de televisão SIC, RTP e TVI. Dezenas das suas imagens já foram distinguidas como Picture of the Day, Image of the Week e Lunar Photo of the Day, em prestigiados websites internacionais como o SPACEWEATHER, LPOD, FOX News Science, Astronomy.com, NSF-National Science Foundation, SPACE.Com e Universe Today.

Diversas imagens de Miguel Claro já foram distinguidas pela NASA como APOD – Astronomy Picture of the Day e EPOD – Earth Science Picture of the Day . Varias images foram também publicadas no website da nationalgeographic.com

Contactos Profissionais: Presentemente colabora com diversas instituições e entidades um pouco por todo o mundo, ligando e promovendo a astronomia e a fotografia nas mais variadas formas. Sinta-se livre para entrar em contacto com Miguel Claro – em inglês, português ou espanhol – para colocar a sua questão ou para apresentar a sua proposta. Pode encomendar a sua fotografia como “Fine Art Print” disponível em diversos tamanhos e tipos. Se estiver interessado em requisitar algum serviço fotográfico profissional para o sector editorial ou particular, existem muitas opções disponíveis como: “Photography Assignments”, Artigos, Palestras Públicas, Cursos ou Workshops, em grupo e privado, Livros, etc. Se pretender ainda solicitar uma entrevista para a comunicação social/imprensa, seja bem vindo ao formulário de contacto.


Publications-Presentation 

Copyright 2020 © All rights reserved to the author Miguel Claro | The website content is primarily in english, and partially in portuguese: en | pt